9 de jan. de 2013

Curso de Medicina da UFC é o mais procurado do País no Sisu

Com cerca de 10 mil candidatos inscritos para 140 vagas até 19 horas de ontem, o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) o mais procurado por candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013. No número geral de inscrições (considerando todos os cursos), a instituição também superou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ocupa o topo do ranking das 101 entidades federais listadas no Sisu. Até o último balanço oficial do MEC, divulgado às 17h55min, a UFC tinha 135.188 inscrições (contra 123.919 da UFRJ). Cada candidato pode escolher dois cursos.

A UFRJ também está atrás da UFC na Medicina. Tem, no entanto, a maior nota de corte do País (819,27 - contra 781,82 da federal cearense). Os patamares variam conforme a quantidade de inscritos (que também é constantemente alterada, já que os candidatos podem modificar os cursos até sexta-feira, 11).

A UFC também leva vantagem no número de vagas. Oferta mais tanto na Medicina (140, contra 67 da UFRJ) quanto no quadro geral (6.258, contra 4.745 da federal carioca). Nas duas categorias, é a instituição com a maior chance para novos alunos no ranking das dez entidades e cursos mais procurados. (veja a lista no quadro ao lado)

Às 19 horas de ontem (menos de 48 horas após a abertura do Sisu), o total de inscrições na UFC já passava de 140 mil, segundo informou ao O POVO o titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic), Miguel Franklin. Em 2011, a instituição recebeu cerca de 118 mil inscrições e foi a segunda mais procurada.“Tem curso com [oferta de] cem vagas que tem quase 9 mil inscritos; quem estiver muito abaixo da linha da corte não vai conseguir entrar naquele curso. (...) O estudante deve tentar analisar outras opções do mesmo curso ou um próximo daquele que queira fazer, se de fato quiser entrar numa faculdade pública”, disse ontem, em coletiva em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Tanto para a cúpula da UFC quanto para os gestores do curso de Medicina da entidade, a grande procura não foi recebida com surpresa por conta do desempenho similar alcançado em edições anteriores do Sisu.

Vice-diretora do curso de Medicina, Valéria Goes ressalta a qualidade do ensino, a boa colocação dos egressos em concursos de residências médicas em diversos estados (e até no exterior) e a tradição da faculdade, que completa 65 anos em 2013. “Sempre foi uma faculdade por onde alunos brilhantes passaram. É uma faculdade de muito prestígio. Na parte de educação docente para a área médica, é pioneira. Os alunos, quando veem que é uma boa faculdade e com oferta boa de vagas, colocam como preferência. E a perspectiva é de melhora nas instalações físicas dos nossos hospitais”, disse ao O POVO.

ENTENDA A NOTÍCIA

Mais de 1,2 milhão de candidatos do Enem inscreveram-se no Sisu em apenas dois dias de funcionamento do sistema. 101 instituições ofertam 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior.

Saiba mais

As instituições federais mais procuradas
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Os cursos mais procurados
- Medicina/UFC
- Medicina/UFRJ
- Medicina/UFJF
- Direito/UFRJ
- Medicina/UFAC (Acre)
- Medicina/UFPel (Pelotas)
- Medicina/UFCSPA (Porto Alegre)
- Medicina/Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
- Medicina/UFAM
- Psicologia/UFRJ

Serviço

14/1: divulgação do resultado e 1ª chamada dos selecionados

18, 21 e 22/1: matrícula dos convocados em 1ª chamada

28/1: 2ª chamada dos selecionados

1º/ 4 e 5/2: matrícula dos convocados em 2ª chamada

28/1 a 8/2: não convocados nas duas chamadas podem inscrever-se para a lista de espera

18/2: convocação dos candidatos em lista de espera

1º/1: início do ano letivo na UFC

Acesso ao Sisu: sisu.mec.gov.br



F
onte: O Povo

Comentários
0 Comentários